O líder completo



leaders

O que seria um líder completo?

Qual o melhor modelo a se seguir de um líder completo?

Poderíamos talvez buscar um modelo nos lideres políticos, militares, religiosos, talvez nos professores ou nos artistas e intelectuais.

É certo que lideres devem personalizar um modelo mas, qual modelo escolher?
A escolha deve se dar em função do caráter do líder, do caráter dos liderados ou deve ser uma função do propósito da missão a empreender?

O que a historia universal nos apresentou como lideres completos? Churchill, Gandhi, Mandela, Gorbachev.

Claro está que, nessa busca por modelo, não se precisa ir tão longe, uma vez que, a dimensão de nossos problemas não se avizinha do armistício da segunda guerra, da unificação da Índia ou do fim do comunismo.
O líder para ser completo deve em primeiro lugar saber para que lidera.

Seu comportamento deve mesclar as múltiplas facetas de educador quando ensina; de padre quando aconselha e escuta e juiz quando avalia e decide.

Saber apreciar as boas qualidades de seus liderados é o mais importante atributo para se fazer admirado por eles.
O líder deve ser admirado para ser completo.

Líderes completos são antenados ao seu tempo, sabem fazer acontecer os seus propósitos, sabem avaliar as reações e comportamentos alheios. Estimam previamente os riscos de suas decisões e tem recursos para mitiga-los.
A criatividade é sua grande aliada, quando o senso comum não percebe uma saída viável, o lider as cria.

O líder completo nasce ou se desenvolve para tal.

Seu jogo predileto é: Avaliar x Decidir x Agir; depois, Controlar x Reavaliar x Decidir e Reagir.

Líderes completos são modelos, alguns fazem historia, outros constroem o cotidiano nas empresas.
Seja como for, esses talentos precisam ser buscados e desenvolvidos por indispensáveis que são, para a evolução do meio.

Frederico A. Martinelli é engenheiro, administrador de empresas e pós-graduado como Mestre em Engenharia. Ministra cursos de graduação e de MBA. Atuou por várias décadas como assessor, gerente, diretor e consultor em diversas empresas. Desenvolveu sistemas de qualidade, de gestão da produção e gestão de projetos. Implantou a cultura de mudanças em várias empresas e geriu a introdução de inovações tecnológicas em processos produtivos. Recebeu premiações diversas e titulações de patentes. Atua hoje como consultor e coach de empresas na área de "Ganhos de Eficiência".

Deixe uma resposta